ACUPUNTURA

A ACUPUNTURA é um dos tratamentos da Medicina Tradicional Chinesa e ou Oriental. Segundo a nova classificação da OMS (Organização Mundial da Saúde), a Acupuntura é considerada como um eficiente tratamento de saúde complementar.

As técnicas de Acupuntura atuam e auxiliam de forma eficiente nos tratamentos prescritos por médicos, fisioterapeutas, psicólogos e dentistas, referentes há  diferentes tipos de patologias como LER /DORT, dor lombar, torcicolo, tensão dos ombros, enxaqueca, tensopatias como a ansiedade, a depressão, a irritabilidade; etc.

Na visão Ocidental, a Acupuntura é baseada na inserção de agulhas, em determinados pontos do corpo, chamados de “Pontos de Acupuntura”.

A origem da palavra Acupuntura é uma tradução equivocada do ideograma chines do “ZHEN” e “JIU”. Na tradução de um jesuíta europeu que trouxe a Acupuntura para o ocidente no século XVII, significa de acordo com o latim “ACUM” (agulha) e “PUNCTUM” (punção). Porém, de acordo com a tradução correta dos ideogramas chineses, ”ZHEN” significa agulha e “JIU” significa Moxa (Aplicação de calor como terapia).

A tradução equivocada da Acupuntura dá a falsa impressão de que o profissional trabalha apenas com agulhas!- O que não é verdade! Os pontos de acupuntura e seus respectivos meridianos podem ser estimulados de diversas formas e técnicas, através de agulhas, Do-in (acupressão), Tu Iná (técnica chinesa), Shiatsu (técnica nipônica), ventosa, Eletroacupuntura, Moxa (aquecimento dos pontos de acupuntura, através do bastão de Artemísia) e mais recentemente a aplicação de Laser (ainda em pesquisa).

Fernando A. Iwabuchi

Acupunturista